terça-feira, 6 de agosto de 2013

Basquete araguarino é campeão dos Jogos Escolares de Minas Gerais!


Joomla Template Club
Joomla Template Club

Joomla Template Club

Foto: Divulgação
Com vitória de 62 a 24, basquete feminino de Araguari foi 
campeão invicto dos Jogos Escolares de Minas Gerais

Há 20 anos, uma equipe do município
não faturava um torneio estadual


P.J. GODOY - Julho de 2012. A reportagem da Gazeta do Triângulo passa parte do dia com as atletas da Associação dos Pais e Amigos dos Estudantes Desportistas (APAED) no Colégio Polivalente. Naquele período, as equipes de basquetebol feminino haviam faturado a etapa regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) e iniciavam a preparação para a fase final. Na ocasião, o treinador Maurício Diniz era cauteloso ao avaliar: “estamos pelo sexto ano consecutivo na disputa da competição, porém este é um trabalho a longo prazo, feito com amor, respeito e principalmente com a esperança de que possamos colher novos frutos para o esporte araguarino. De fato, o sucesso viria um ano depois.

No último sábado, 3, na cidade de Passos, a equipe do módulo I de basquetebol feminino de Araguari faturou o título da etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais, ao superar o São Lourenço pelo placar de 62 a 24. Depois de passar pelo Alvinópolis nas semifinais, as jovens araguarinas atingiram um feito que há 20 anos o município não conhecia. 

PRESTÍGIO E INVENCIBILIDADE 

Desde 1993, quando o Araguari Atlético Clube foi campeão da divisão de acesso ao Campeonato Mineiro de futebol, uma equipe araguarina não faturava um título estadual. Na época, o preparador físico era o atual coordenador da Apaed, José Humberto Ferreira. Com a conquista da última semana no sul de Minas, as meninas do basquete sentenciaram uma campanha de prestígio no cenário do esporte local. 

Com a invencibilidade conquistada nas etapas microrregional, regional e estadual, a campanha de 2013 foi o fator crucial para a confiança do técnico Maurício Diniz, que nos últimos quatro anos, levou o time à decisão do torneio. Ontem, ele não teve dúvidas ao classificar o título como a maior conquista de sua carreira.

FORA DAS QUADRAS
Foto: Divulgação

“Durante toda a preparação visitamos as famílias, avaliamos o desempenho escolar e realizamos o acompanhamento psicossocial. Como retorno a este trabalho, fomos coroados com esta conquista. Além disso, podemos ter descoberto futuros talentos no basquetebol”, declarou.

A afirmação do treinador se baseia no fato de que Barbara Andrade, eleita a melhor jogadora da final, e Maria Luiza Santos de Oliveira, cestinha da competição, foram convocadas para a seleção mineira de basquete sub 15. Para Valéria Landa Alfaiate Carrijo, diretora da Escola Estadual Madre Maria Blandina “Polivalente”, o retorno é irrepreensível. 

“É um trabalho antigo e neste momento colhemos os frutos. Além de ótimas atletas, o mais importante é que estamos criando grandes pessoas”, disse. A etapa nacional do torneio acontece em setembro, na cidade de Natal, com todos os recursos custeados pelo Comitê Olímpico Brasileiro. Ainda assim, uma carreata prevista para esta quinta-feira, 8, pretende comemorar o título mineiro nas ruas de Araguari

Nenhum comentário:

Postar um comentário