TEXTOS

Reaprendendo a Liderar

   Muitas vezes me questionei nestes 8 anos de basquetebol a qual, me propus a viver e ensinar, a forma mais correta ou mais coerente para liderar um grupo de atletas, e quando mais os anos se passavam, mais dúvidas se passavam dentro de mim, ou seja, a maneira de dizer as coisas, de tomar decisões, de mostrar o que é certo e o que é errado, a relação pessoal com cada ser humano, enfim, o ponto certo de fazer as coisas. Nesses momentos de reflexão em que as vezes pelos erros cometidos, você começa a analisar sobre  todas as escolhas que fez nas situações difíceis em que fui testado ao máximo minha capacidade de agir com  cada um e com o grupo pelo qual estava comandando, é que você tira as verdadeiras lições que vão ficar para o resto da vida: a de que todos nós, professores, técnicos de basquetebol somos muito responsáveis por aqueles que estão a nossa volta e que tudo que fazemos e dizemos tem que ter a mesma sintonia, pois um parafuso fora do lugar, ou uma palavra na hora errada, bem como, uma atitude sem pensar, pode causar-lhe problemas que talvez somente mais a frente se tornarão incontornáveis. 
   A verdadeira liderança que hoje busco no meu trabalho, quando estou com minhas atletas e dizer tudo com muita clareza e sempre estabelecer regras que vão ser direcionadas não só dentro da quadra, mas principalmente fora dela, no decorrer da vida de cada criança e adolescente que recebe nossos ensinamentos. E hoje a luz que faltava para iluminar meu modo de pensar a liderar e que me impulsiona a sempre buscar fazer as coisas sérias e bem feitas é a filosofia de nosso mestre John Wooden que através da Pirâmide do Sucesso, mostrou que era possível desenvolver naqueles que estavam sobre seu comando, que é possível viver evoluindo sempre, não se preocupando com o resultado e sim com o que cada um pudesse sentir após cada término de trabalho, treino, jogo nas suas vidas. A grande satisfação de ter feito o seu melhor, de ter dado o seu máximo naquilo que foi proposto e no respeito pelo trabalho em grupo, onde cada um fazia parte do outro, a conexão estabelecida pelos integrantes do grupo em saber que somente ela poderia formar eles numa unidade de pensamento, de propósito, de caráter, comprometimento. 
   A partir desse momento, do que li e reli várias vezes, da identificação com cada frase no livro, cada ensinamento, e modelo de conduta, que sempre busquei , é que estabeleci uma meta na minha vida: Escalar a montanha, subir degrau por degrau nos ensinamentos que foram absorvidos por mim e aí, fazer o grande trabalho que sempre quis fazer com os jovens atletas, que é o aperfeiçoamento moral dentro da realidade do esporte, do basquetebol, aperfeiçoamento este, que será a base de toda a vida desses adultos de amanhã, que vão conduzir nossa sociedade e a seus filhos no sucesso que todos devemos buscar na nossa vida: " A satisfação íntima de ter feito o melhor que poderia ter feito em qualquer situação da vida.
   A plantação começa agora, e a colheita será demorada, os frutos demorarão a aparecer, mas uma coisa eu sei de tudo isso: Que o sucesso de cada um, parte da qualidade dos ensinamentos que forem ministrados e da maneira que usarão seu livre-arbítrio nas suas decisões pessoais e o grande desafio que me propus a fazer é buscar essa evolução, em cada pessoa e em mim mesmo, para que num futuro próximo, possa olhar para traz, e lembrar que tudo que foi feito, foi o melhor que poderia fazer por cada um.

MaurícioCoach






A FORÇA DO TRABALHO

   Acredito que nosso trabalho é uma benção de Deus, principalmente quando se visa o bem coletivo, a prestação de algum tipo de serviço a sociedade. Quando falamos de trabalho, as vezes pensamos na seguinte etapa: levantar, arrumar-se e se dirigir para o serviço, fazer o que tem que ser feito, respeitar o horário, as regras e normas as quais estará submetido e só. Pensando melhor, seria cumprir tarefas dentro de um tempo preestabelecido e claro, retornar para casa com o dever cumprido. Mas ao meu ver, caros amigos, trabalhar significa muito mais que isso, representa algo que indescritivelmente preenche a alma, evolui em todos os aspectos o ser humano, colabora para a evolução do planeta, e para a vida. Bem aventurados, os trabalhadores da última hora, os abnegados, resignados de coração, que não medem esforços para atingirem seus objetivos.
   O amor está presente em tudo e principalmente na profissão que escolher, pois se coloca uma pitada de amor no que faz, tudo se torna melhor, mais prazeroso. Amar aquilo que se faz, é mais forte do que tudo, ou seja, é a  mola propulsora da humanidade, a corrente que faz as coisas serem conectadas umas com as outras, e cada trabalho dignificado pelo suor do dia a dia, somado ao esforço de todos, contribui de maneira significativa para a felicidade de todos.
   Trabalhar encontrando equilíbrio será o caminho a ser percorrido nos tempos de hoje, pois ver o trabalho como ferramente de crescimento interior, nos relacionamentos, no intercâmbio com outras culturas, na tecnologia, na busca de novas técnicas de aperfeiçoamento, nas escolhas a tomar sobre determinadas funções, nas idéias lançadas em terreno desconhecido, é dever comum a todo ser humano.
  A maneira de encarar seu trabalho, e a forma que vive a sua profissão, no seu cotidiano, tentando aprender, cada detalhe do que faz, seria a sabedoria de viver no seu mais alto grau de evolução, e quando chegar da labuta diária e se sentar ou deitar para o descanso merecido, poderá ter certeza, que viver hoje, como se fosse morrer amanha, te dará uma consciência tranquila do dever cumprido e a energia necessária para melhorar e melhorar sempre sua conduta diante das situações imprevistas e difíceis que nos acontecem e por isso buscar a verdadeira força para continuar dando um passo de cada vez, e assim, viver produzindo algo de maior para aqueles que vão ser o futuro da humanidade.

"Quando o trabalho é um prazer a vida é bela. Porém quando é imposto a vida é uma escravidão." (Máximo Gorki)


Nenhum comentário:

Postar um comentário