quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O TÉCNICO

    Técnico de basquetebol é o indivíduo que, a par da preparação física, técnica e tática dos seus jogadores, conhece profundamente cada um deles; participa dos seus problemas particulares e tenta solucioná-los, ajudando a gerar forças; harmoniza, estimulando a amizade entre todos; aconselha e dá bons exemplos de conduta; orienta; aplaude e censura com bom senso; tem inabalável fé na juventude e na enorme força criadora da mente; sabe reconhecer os pontos fortes e fracos de cada um; estuda e organiza os planos de treinamento e as táticas a serem empregadas nos jogos.
    O técnico dispõe de uma excepcional oportunidade para ensinar e guiar  ao mesmo tempo. Ele é o personagem chave da equipe. Sua função, particularmente delicada, engloba todos os problemas relativos à formação integral dos jovens.
    No sentido único do termo, ele ensinaria passes, arremessos, dribles e demais fundamentos do basquetebol. Mas, se realizar somente esse trabalho, não estará atingindo os verdadeiros objetivos da sua importante missão. Estará apenas preparando autômatos para jogar basquetebol. Poderá ser considerado um técnico, mas nao um técnico com T maiúsculo. Para ser um verdadeiro técnico ele deve ser mais que um instrutor de técnicas.
    Consciente de sua responsabilidade e certo de que o seu caráter e sua personalidade terão importância incalculável no aperfeiçoamente da juventude, cabe ao técnico, por meio de estudos e experiências constantes, aperfeiçoar seus conhecimentos, corrigir sua falhas e jamais que lhe cumpre formar primeiramente o Homem, depois o Atleta e finalmente o jogador de basquetebol.


" É o espírito que trazemos para a luta, que decide o resultado".
( George C. Marshall).

Nenhum comentário:

Postar um comentário