segunda-feira, 6 de agosto de 2012

AINDA É POSSÍVEL SONHAR?

   Em nosso cotidiano a vida passa tão depressa, que não paramos um minuto para sonharmos, pois deixamos de acreditar que o sonho pode um dia, ou seja, em futuro próximo se tornar uma realidade. Por perder a esperança no curso do caminho que traçamos para nossas vidas, simplesmente deixamos de lado tudo o que tínhamos sonhado e acreditado por conta de tantas dificuldades que nos sobreveio e no decorrer do tempo até pensamos que estes projetos se perderam, foi apenas como um vento que passou e nunca mais vai voltar e, portanto  não adianta mais insistir , pois não há mais nenhuma esperança e que certamente os nossos sonhos, jamais se tornará realidade.
   Mas gostaria de me prender um pouco no sonho, como um projeto. No dicionário online encontramos uma definição interessante da palavra sonho que diz o seguinte: "que sonho é desejar ardentemente ou almejar um futuro melhor". Pois bem, é verdade que desde cedo sonhamos, às vezes estes sonhos são um tanto complexos e confusos ao mesmo tempo, bem como outros de forma muita clara podemos compreender.
   Quando crianças, sonhamos muito alto, pois não se enxerga as dificuldades que teremos ao longo do caminho, mas a princípio temos um objetivo que é conquistar, materializando o que sonhamos.  Quem de nós nunca imaginou? E disse para os pais o que gostaria de ser quando crescesse, como um médico ou piloto de avião, astronauta, bombeiro, dentista e outras coisas mais. E quando se tornamos jovens, estes sonhos acabam se tornando coisas do passado, pois não insistimos nestes sonhos porque agora julgamos que isso, não é mais uma prioridade ou até mesmo porque não há como investir nestes projetos, que estão além da realidade que vivemos hoje. Mas, contudo, saiba que o semeador lança a semente e muitas das vezes a semente lançada não caí em uma terra boa para germinar, veja livro de Marcos cap.4. 3-8 é preciso ter paciência, fé , esperança para que se possa conquistar o que se deseja, podemos então ser o que sonhamos, basta acreditar em Deus, na sua promessa e em nós mesmos, lançando a semente que o Senhor nos entregou, pois Ele cuidará do nosso futuro.
   Quem sonha entra em uma dimensão onde todas as coisas se tornam possíveis, quem nunca sonhou uma vez que se via voando como o supermam um personagem de história em quadrinhos, tendo super poderes e conseguindo salvar alguém do perigo, mas ao acordar e se olhar no espelho e ver a imagem, caímos na realidade, que somos apenas meros mortais sem poderes algum, embora que foi apenas um sonho, mas, tivemos a melhor  sensação  que um ser humano poderia  ter  que é de ser um vencedor. A palavra de Deus nos ensina se tivermos fé podemos conquistar o impossível, pois Jesus falou que "se tivermos fé do tamanho de um grão de mostarda direis a este monte: passa daqui para acolá, e ele há de passar; e nada vos será impossível"

   O que fazer então para mudar a nossa história?


   O primeiro passo é crer, pois sem fé é impossível agradar a Deus 


   O segundo passo é de não trocarmos ou vendermos os nossos sonhos, assim, como fez Esaú que trocou o seu direito de primogenitura apenas por um prato de lentilha Gênesis cap. 25. verso 31 e 32 .Quanto vale o teu sonho meu amado? E quanto está disposto à pagar e lutar por ele? As vezes achamos que porque Deus falou não precisamos fazer mais nada, é só apenas esperar que virá o que almejamos, no entanto, não funciona assim, é preciso ir busca  para conquista como o um corredor que está escrito para uma corrida, ele  precisa  correr e correr muito para alcançar a vitória, o apostolo Paulo escreve "Corramos com paciência a carreira que nos está prosposta"


   O terceiro passo é enxergamos longe assim como a águia, pois vamos conseguir visualizar pela fé o nosso futuro, pois quem olha como galinha sempre vai enxergar o chão e não o horizonte sem nenhuma perspectiva em subir tão alto como águia, nunca vai sair do mesmo lugar e do mundo em que vive é preciso ampliar os nossos horizontes.


   O quarto passo é ser perseverante, ou seja, jamais desistir dos nossos projetos para nossa vida familiar, sentimental e profissional mesmo que as circunstâncias apontam que não vamos conseguir, como estivéssemos e um barquinho à deriva diante da fúria do mar com as sua ondas altas a castigar o barquinho que no pode levar ao naufrágio, mas pelo contrário se passarmos por estas ondas, vamos logo ter uma grande bonança com um belo por do sol.



Pr. Elioenay de Figueiredo Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário